Ácidos e bases
Ácidos e bases
Ácidos e bases: São corrosivos capazes de dissolver metais como se fossem comprimidos efervescentes. Mas a presença dos ácidos e base na nossa vida cotidiana é bem mais ampla e menos agressiva do que se imagina.
Eles também são componentes de refrigerantes, alimentos, remédios, produtos de higiene ou cosméticos. São ainda matérias primas indispensáveis em um vasto universo de aplicações industriais. A tal ponto que a produção de ácido sulfúrico e soda cáustica de um país chegam a ser considerado um dos indicadores do seu nível de atividade econômica.
Os ácidos possuem sabor azedo presente em muitas substâncias como o vinagre, o suco de limão, a laranja etc. Já as bases tem gosto semelhante ao do sabão (sabor adstringente). Mas, felizmente, há modos mais eficazes e seguros de identificar ácidos e bases do que o paladar.
Definições de ácidos e bases.
A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como substâncias que em solução aquosa liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-.
Outra definição para ácidos e bases foi dada pelo dinamarquês Bronsted e pelo inglês Lowry, independentemente, ficando conhecida como: definição protônica. Segundo os dois, ácido é uma substância capaz de ceder um próton a uma reação, enquanto base é uma substância capaz de receber um próton.
Exemplos de ácidos e seus usos:
Ácido Cítrico : Encontrado em frutas cítricas como limão, laranja, maracujá, etc.
Ácido Clorídrico (HCL): Comercialmente conhecido como ácido muriático - utilizado principalmente na limpeza de pisos.
Ácido fluorídrico (HF): Tem a propriedade de corroer vidro, sendo utilizado para fazer gravações em vidro.
Exemplos de bases e seus usos:
Hidróxido de Sódio (NaOH): Conhecida como soda cáustica, utilizada na fabricação