Ácidos e bases
AULA 4: ÁCIDOS E BASES
Camila Carneiro Silva – 1º Período / Engenharia Química
Professor: Claudinei Fernandes de Melo
Coronel Fabriciano – MG
Setembro / 2011
1. INTRODUÇÃO
Os ácidos tem propriedades características. Produzem bolhas do gás CO2 quando adicionados a um carbonato metálico tal como CaCO3 e reagem com muitos metais, produzindo o gás hidrogênio, H2. As propriedades dos ácidos podem ser interpretadas em termos de uma característica comum a todas as moléculas de ácidos.
Os ácidos produzem os íons hidrogênio, H+, em solução aquosa. Os ácidos de ocorrência natural e as soluções ácidas compartilham a característica de que a concentração do íon hidrogênio na solução aumenta quando o ácido se dissolve.
As bases possuem característica íon hidróxido, de modo que podemos imediatamente reconhecer hidróxidos metálicos como bases a partir de suas fórmulas. Embora a maioria de hidróxidos metálicos seja insolúvel, alguns se dissolvem em água, o que conduz a um aumento na concentração de íons OH- em solução.
Composto que contem íons hidróxido, tais como hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio, são bases óbvias. Esses compostos solúveis em água são bases fortes (e eletrólitos fortes).
O pH é um termo que expressa a intensidade da condição ácida ou básica de um determinado meio. É uma escala logarítmica mais conveniente de expressar valores de medição dos íons de hidrogênio, H+ dos ácidos. Os ácidos de ocorrência natural e as soluções ácidas compartilham as características de que a concentração do íon hidrogênio na solução aumenta quando o ácido se dissolve, apresentando valores extremamente pequenos. Sendo assim o pH é a forma mais adequada de expressar tais valores. O pH de uma solução é o negativo do logaritmo na base 10 da concentração de íon hidrogênio.
A escala de pH foi criada pelos químicos, ela é eficaz para classificar as substâncias em