Ácidos e Bases
Conceito
A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como substâncias que - em solução aquosa - liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-.
Outra definição para ácidos e bases foi dada pelo dinamarquês Johannes N. Bronsted e pelo inglês Thomas Lowry, independentemente, ficando conhecida como definição protônica. Segundo os dois, ácida é uma substância capaz de ceder um próton a uma reação, enquanto base é uma substância capaz de receber um próton.
Características
Os ácidos possuem sabor azedo, como o encontrado nas frutas cítricas ricas no ácido de mesmo nome. Já as bases têm gosto semelhante ao do sabão. Mas, felizmente, há modos mais eficazes e seguros de identificar ácidos e bases do que o paladar.
Os ácidos conduzem eletricidade e possuem sabor azedo, além disso, alteram a cor de certas substâncias. Os ácidos reagem com as bases, formando sais e água. Essa reação se chama reação de neutralização. Existe uma classe de ácidos muito perigosos, que se forem ingeridos podem levar o indivíduo à morte, são os chamados ácidos inorgânicos.
As bases também conduzem corrente elétricas, quando dissolvidas em água, tem sabor adstringente e diminui a salivação. Assim como os ácidos, são indicadores de coloração.
Destaques
Ácidos: Ácido sulfúrico (H2SO4), ácido fluorídrico (HF), ácido clorídrico (HCl), ácido cianídrico (HCN), ácido carbônico (H2CO3), ácido fosfórico (H3PO4), ácido acético (H3CCOOH) e ácido nítrico (HNO3).
Bases: Hidróxido de sódio (NaOH), Hidróxido de cálcio (Ca(OH)2), Hidróxido de magnésio(Mg(OH)2) e Hidróxido de amônio (NH4OH).
Aplicações
Ácidos: Os ácidos se fazem muito presentes em nosso cotidiano, estão presentes até mesmo na nossa alimentação, como por exemplo, nas frutas cítricas encontramos os ácidos cítricos e ascórbicos (vitamina C). Ele também é