DIFERENÇA ENTRE O SUS E O MODELO ANTERIOR
O antigo modelo de saúde era muito voltado ao curativismo, a população só tinha direito de saúde se fosse vinculada a algum órgão empregatício, e ficavam a mercê das ajudas filantrópicas, as verbas de saúde ficavam na mão do governo federal a população não tinha o direito de intervir os médicos eram os soberanos donos do saber a assistência era hospitalocentrica , a partir da 8º conferencia nacional de saúde houve grande mudança de formulação das políticas de saúde sendo ela o pontapé para um novo modelo formulou-se a constituição federal art. 196 ao 200 e as Leis 8080/90 e 8142/90 que colocou o modelo de saúde com enfoque na promoção e prevenção mas fazendo recuperação e reabilitação não deixando de assistir os pacientes em sua totalidade e em todos os níveis de atenção.
Assim a população seguindo o modelo do sistema único de saúde e as leis orgânicas da saúde tiveram direito de participar das formulações de politicas de saúde o modelo de saúde ficou sendo um dever do Estado
Porem tudo isso está na historia de saúde do Brasil, na realidade muito está a desejar o SUS. pessoas desassistidas em todos os níveis de complexidade, se consegue consulta na atenção básica, não consegue marcar os exames. os sistemas de controle de exames realizando o retardo de assistência, muitos pacientes morrem sem pelo menos ter a dignidade de saber a causa de sua doença. Hospitais sucateados, sem leitos, sem médicos, um descaso visível e muito pouco se faz, pois os conselhos de saúde muitas vezes comprados e ameaçados fazem vista grossa. Muito desvio de verba pública onde nos municípios os secretários de saúde não conseguem ter autonomia de comandar suas finanças ficando na mão dos secretários de finanças o código de acesso às contas.