Ácidos e bases em uma proposta contextualizada
Especificar a Área do trabalho (EA)
Ácidos e bases em uma proposta contextualizada e significativa.
Samira Guissoni Bueno1* (IC) e Aparecida de Fátima Andrade da Silva2 (PQ)
1,2- Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC Km 16- Rodovia Ilhéus/Itabuna, 45662-000, Ilhéus – BA. *e-mail: samycoruja@gmail.com Palavras Chave: Ácidos, bases, contextualização.
RESUMO: O emprego de temas estruturadores na tentativa de contextualizar o ensino de química com o cotidiano
social tem se mostrado uma ferramenta essencial no aprendizado significativo dos alunos do Ensino Médio. Este trabalho relata os resultados da aplicação de uma unidade didática em uma turma de segunda série do Ensino Médio, na qual, a partir do tema “chuva ácida” construiu-se os conceitos fundamentais de ácidos e bases, fazendo uma interação entre ciência, tecnologia e sociedade.
INTRODUÇÃO A crise no ensino de química tem se dado por vários motivos: a falta de investimento na área de educação como um todo; a resistência dos professores de aderirem às novas perspectivas de ensino; a má aplicação dos recursos didáticos e a grande dificuldade em transpor o conhecimento científico para o conhecimento escolar de forma que leve o aluno a participar como cidadão na sociedade, de forma ativa e crítica, pela tomada de decisões (SCHNETZLER, 2002). Somando a estes problemas, temos como resultados a formação de alunos incapazes de aplicar o conhecimento científico/químico em situações do seu dia-a-dia, já que todo o conteúdo que “aprende” na sala de aula é decorado para a realização de testes e provas, para a desejada aprovação. Além disso, o ensino de química proporcionado nas escolas de Educação Básica desconsidera o desenvolvimento cognitivo do estudante, não possibilitando o trabalho de conteúdos como habilidades, competências, atitudes e valores, importantes para a formação de uma pessoa educada