ácidos graxos
A partir da borra do refino do óleo de soja, principal resíduo da indústria de óleo de soja, são obtidos ácidos graxos livres que possuem valor agregado.
Este processo é uma alternativa para o gerenciamento do resíduo, além do benefício econômico e ambiental. O presente trabalho apresenta as etapas executadas no primeiro período do desenvolvimento do projeto conceitual e preliminar de uma unidade produtora de ácido graxo a partir da borra do óleo de soja, para ser instalada na cidade de Passo Fundo. Primeiramente, é explanado o Planejamento do Projeto, referente às atividades desenvolvidas, onde estão definidos os prazos e seus respectivos responsáveis. Em seguida, relata-se uma literatura relacionada aos óleos e gorduras. O processamento da borra também é destacado, enfatizando as reações de saponificação e acidificação referentes a este processo. A fim de se obter a melhor rota de processamento da borra é feita uma breve descrição das patentes relacionadas ao processo. Também é apresentado um estudo de mercado, que tem como objetivo estimar as perspectivas de inserção do projeto na economia nacional.
O
produto
e
a
matéria
prima
são
caracterizados,
viabilizando
o
desenvolvimento do projeto. Os Níveis 1 e 2 da hierarquia de decisão referentes ao projeto conceitual são mostrados, incluindo as decisões referentes ao regime de operação, balanço de material e avaliação do potencial econômico da estrutura de entrada e saída. Por último, fez-se uma análise do potencial econômico dos diferentes cenários propostos, com a finalidade de verificar qual deles será o mais promissor.
Palavras-Chaves: borra do óleo de soja, ácidos graxos.
SUMÁRIO
ÍNDICE DE FIGURAS.........................................................................................................i
ÍNDICE DE TABELAS ....................................................................................................... ii
1
INTRODUÇÃO