ÁCIDO CARBÔNICO
O refrigerante,tem o ácido carbônico como componente fundamental. Esse ácido é formado por meio da mistura de gás carbônico e água num aparelho denominado carbonizador, em seguida é adicionado aos demais ingredientes, o que confere ao refrigerante uma boa aparência e um sabor agradável. Depois de pronto, a bebida já embalada recebe mais uma quantidade de gás carbônico, que aumenta a pressão interna, daí as bolhas que aparecem quando a garrafa de refrigerantes é aberta. Águas gaseificadas, bebidas tônicas e cervejas também apresentam ácido carbônico em sua fórmula.
ÁCIDO CLORÍDRICO
Esse ácido é muito utilizado em laboratórios e em processos industriais, principalmente para a formação de haletos orgânicos (como o CH3Cl, cloreto de metila, por exemplo). Também é usado na extração de petróleo: ele dissolve uma parte das rochas, pois é introduzido no bolsão rochoso e facilita o fluxo do petróleo até a superfície. Também é usado na produção de corantes, hidrólise de amidos e proteínas, produção de tintas, couros, entre outros.
ÁCIDO SULFÚRICO
Alguns dos seus principais usos são:
• As baterias de chumbo-ácido presente em automóveis contêm ácido sulfúrico como eletrólito;
• Na fabricação de explosivos;
• No refino do petróleo, removendo impurezas da gasolina e de outros óleos;
• Na produção de outros ácidos, como o ácido fosfórico (H3PO4) e o ácido Nítrico ácido fosfórico
O ácido fosfórico é muito empregado na indústria alimentícia como acidulante de refrigerantes (principalmente os de cola), doces, molhos para saladas, geleias, fermentos biológicos, refinação do açúcar, estabilizante de óleos vegetais, usinas de chocolate; na indústria farmacêutica na obtenção de insulina, produção de antibióticos, fortificantes, etc.; na indústria química, na fabricação de fertilizantes agrícolas, fosfato bicálcico para ração animal, produção de carvão, formulação de detergentes, decapante, antiferrugem. O ácido fosfórico também é utilizado no tratamento biológico de