Ácido Carbônico
Química
Representado pela fórmula química H2CO3, o ácido carbônico é um composto considerado como fraco, instável, diácido (apresenta dois hidrogênios ionizáveis na sua estrutura), é produzido por meio da diluição de gás carbônico em água, por isso, não pode ser isolado em sua forma pura.
O ácido carbônico desempenha um papel importante em manter o pH do corpo estável. O pH normal dos líquidos corporais é de cerca de 7,4 e deve ser mantido próximo a este valor, para que o organismo funcione corretamente.
CO2(aq) + H2O(aq) ↔ H2CO3(aq) ↔ HCO3-(aq) + H+(aq)
É possível encontrar o ácido carbônico na água das chuvas, formado por meio da dissolução do gás carbônico presente na atmosfera pela água precipitada. Essa formação do ácido carbônico altera o pH da chuva, o tornado levemente ácido, por isso não existe água de chuva com pH neutro. Todavia, por ser um ácido fraco, a presença do ácido carbônico na água das chuvas não provoca efeitos prejudiciais ao meio ambiente.
O refrigerante, bebida largamente consumida em todo o mundo, tem o ácido carbônico como componente fundamental. Esse ácido é formado por meio da mistura de gás carbônico e água num aparelho denominado carbonizador, em seguida é adicionado aos demais ingredientes, o que confere ao refrigerante uma boa aparência e um sabor agradável.
Atualmente, existem pesquisas que produziram o ácido carbônico puro. Encontrado na cerveja, água tônica. O ácido carbônico é responsável pelo gás nos refrigerantes. O ácido carbônico se decompõe em bolhas de dióxido de carbono.
Fontes
http://www.infoescola.com/quimica/acido-carbonico/
http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/4740-aplicacoes-do-acido-carbonico-na-industria/