Quimica
Fórmula química: HCN.
Classificação: Hidrácidos , ácidos que não possuem oxigênio.
Caracterização, encontrado naturalmente tanto no estado líquido quanto no estado gasoso (altamente volátil), de odor semelhante ao de amêndoas amargas, solúvel em água, alcoóis e éteres, com baixos pontos de fusão e ebulição, baixo peso molecular e de altíssimo grau de toxidez e inflamabilidade.
Obtêm-se Principalmente pela reação de metano com amônia e oxigênio, a altas temperaturas, tendo a platina como agente catalisador da reação, produzindo água, além do próprio ácido.
Usa-se muito o ácido cianídrico na fabricação do plástico, corantes diversos, acrílicos, pesticidas (propriedade descoberta durante a Primeira Guerra Mundial), fertilizantes agrícolas e na extração de minérios como ouro e prata. Pode ser encontrado em algumas espécies de mandioca e em sementes de frutas como maçã, cereja, alperce, pêssego e amêndoas. No grupo dos venenos mais letais já descobertos, o ácido cianídrico é um importante membro. Quando disperso em locais pouco ventilados, se adere a tudo o que for úmido, mantendo seu efeito danoso por vários dias. É tão nocivo, que durante a Primeira Guerra Mundial foi utilizado como arma química por ambos os lados conflitantes. Em corrente sanguínea, esse ácido estabelece ligações extremamente estáveis com o ferro da hemoglobina, impedindo o transporte de oxigênio e gás carbônico, além de desativar oxidases (enzimas de oxidação), tornando ineficaz a cadeia de transporte de elétrons. Em alguns países como Estados Unidos, o ácido cianídrico é utilizado nas câmaras de gás, para execução de criminosos condenados à pena de morte.
Ácido Carbônico:
Fórmula química: H2CO3.
Classificação: Diácidos possuem 2 "H" ionizáveis.
Caracterização: Um composto considerado como fraco, instável, diácido (apresenta dois hidrogênios ionizáveis na sua estrutura), é produzido por meio da diluição de gás carbônico em água, por isso, não pode ser