Ácido Base
A reação de neutralização surge da mistura de um ácido e uma base, nessa reação é formado como produto um sal e utilizando-se da teoria ácido-base de Arrhenius (com íons positivos de hidrogênio e íons negativos de hidroxila liberados em meio aquoso), numa reação de neutralização (total ou parcial) há sempre formação de moléculas de água líquida (caso ocorra nas CNTP).
O fator que garante que a neutralização ocorra é a presença de íons H+ e OH-. Para que ocorra a neutralização total do ácido e da base é preciso que a quantidade de íons OH- seja igual à quantidade de íons H+. Isso pode ser verificado na equação a seguir:
1H+ + 1OH- → 1H2O
O esquema de uma reação de neutralização total pode ser representado pela reação genérica a seguir:
HX(aq) + YOH(aq) -> YX(aq) + H2O(liq)
Os sais produzidos nesse tipo de reação possuem caráter praticamente neutro quando são derivados de ácidos e bases de mesma força. Porem, nem todas as reações ácido-base são de neutralização total, o sal resultante da reação possui caráter ácido ou básico pela presença de um ou mais íons H+ ou OH- não consumidos para formação de uma ou mais moléculas de água.
As reações parciais de neutralização ocorrem quando as quantidades estequiométricas entre ácidos e bases não são proporcionais à reação de neutralização total. Isso se deve à quantidade de íons hidroxila ou hidrogênio dissociáveis de cada espécie química.
2. Caráter Ácido Base dos Óxidos
Os óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, eles são compostos binários, ou seja, formados pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o oxigênio (O). Os óxidos podem ser classificados em função do seu comportamento na presença de outros elementos. Esses grupos são: Óxidos neutros, Óxidos básicos, Óxidos ácidos, Óxidos duplos ou mistos, Óxidos anfóteros e Peróxidos.
2.1. Óxidos Ácidos
Os óxidos ácidos são aqueles óxidos que ao reagirem com a água produzem um