Ácido base
Faculdade UNB Planaltina – FUP
Curso de Ciências Naturais
Disciplina: Laboratório de Química
Professora: Cynara Caroline Kern Barreto
Academicos: Lucas Diolindo de Sousa 12/0076683 Poliana Carvalho de Lima 12/0077311
Cálculo de concentrações e preparação de Soluções
Brasília, Abril de 2.012
Objetivos:
Desenvolver a habilidade de calcular concentrações e preparar soluções aquosas de diferentes substâncias, a partir de seus reagentes em estoque, usando as informações contidas nos rótulos.
Fundamentação teórica:
Solução em química é o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 A solução ainda pode ser caracterizada por formar um sistema homogêneo (a olho nu e ao microscópio), por ser impossível separar o disperso do dispersante por processos físicos. As soluções são compostas por moléculas ou íons comuns. Podem envolver sólidos, líquidos ou gases como dispersantes . Na hora de calcular podemos usar a fórmula da Massa molar M=m/n , ou então a fórmula do Volume Molar, caso se trate de um gás Vm=V/n.
A reação que ocorre com o NaOH e HCl é exotérmica pela formação da molécula de água, uma vez que os íons cloreto e sódio não participam desta reação como espécies que liberam energia.
A reação:
NaOH + HCl --> H2O + NaCl
Dizemos que uma substancia é higroscópica quando ela tem como propriedade a capacidade de absorver umidade e isso afeta na precisão pq muda de uma o peso de forma brutal e não se deve demorar manuseando este elemento.
Não se deve acrescentar água ao ácido concentrado pois corre risco de uma explosão, ácidos não tem uma liberação de calor tão intensa quando adicionados à água, Quando em contato com a água, o ácido ioniza-se com uma alta liberação de calor. Quando coloca água no ácido, o ácido irá penetrar na água assim que ela entrar em contato com ele, não haverá restrições à