Prática de ensino e observação
RELATO DE AMBIENTES EDUCATIVOS NÃO-ESCOLARES IDENTIFICADOS
RÉPLICA DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ARTUR NOGUEIRA - Construída inicialmente com o intuito de resgatar a história da cidade através da exposição de fotos, objetos e registros escritos dos momentos históricos da cidade; com o tempo tornou-se um espaço cultural que abriga exposições dos artistas locais.
CRAEE – CENTRO DE REFERÊNCIA EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIAL – Este centro recebe crianças portadoras de dificuldades de aprendizagem no ambiente escolar e, oferece apoio pedagógico nos horários contrários da escola. Sendo aulas de reforço em todas as matérias dependendo da necessidade de cada um.
CRAS – CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - É um local onde as crianças têm oportunidade de ocupar o tempo vago com atividades extracurriculares, como artesanato, dança, informática, esporte, música entre outros.
TEATRO MUNICIPAL – Este é um espaço onde são exibidas peças teatrais, musicais, festivais de dança, cerimônias públicas, atos cívicos e palestras abordando diversos temas, tais como educação, motivação, profissão, qualidade de vida etc.
PROJETO PEDAGÓGICO
Local 1: Réplica da Estação Ferroviária de Artur Nogueira
É um ambiente rico no acervo cultural e histórico. Poderia receber a visita dos estudantes locais e regionais. Porém, não tem sido explorado em toda sua capacidade por falta de divulgações, ato disciplinar dos alunos, dificuldade de locomoção, entre outros motivos.
Com todo este potencial do lugar, seria possível incrementar o conhecimento dos alunos em diversas disciplinas escolares, como:
Língua Portuguesa – Incentivar as exposições de produções literárias, redações e lendas urbanas locais, relatando diversos temas do cotidiano.
Geografia – Trabalhar a estatística populacional, como número de habitantes, espaço geográfico (rural, urbano, planícies, planaltos, relevos,