T. i- homem organizacional
Segundo Chiavenato (pág.292) “Homem Organizacional” e o homem que desempenha diferentes papeís em várias organizações.
Para compreendermos melhor o conceito de homem organizacional temos que levar em conta outro as teorias que ajudaram a formula este conceito de homem organizacional um deles foi a teoria do homo econumicus em que toda teoria e focada principalmente no chão das fabricas. A teoria foi toda elaborada pensando em como aumentar o lucro das empresas sem aumentar os gastos com operários, teoria do homo econumicus via os operários como negligente e ociosos e que não gostavam de trabalhar em tão, pensando como poderiam aumentar a produção elaboraram o sistema de comissão por metas batidas onde os operários eram levados a trabalhar como verdadeiras extensões das maquinas levando assim ao esgotamento físico.
Outra teoria foi das relações humanas ou (informal) ela foi uma das primeiras a estudar as relações dos grupos e como podem influenciar dentro das organizações e a começar a entender as organizações como sistema aberto e perceber que não era apenas a questão financeira que motivava os trabalhadores, mas questões como a auto-estima, auto realização a satisfação em estar na empresa.
A teoria da burocracia vem para normalizar como para uma possibilidade em todos os atos como garantir que ajam regras pré-estabelecidas.
A teoria estruturalista fez em tão uma síntese das teorias mencionada e elaborou o conceito de homem organizacional onde um homem que convive em grupo tem necessidades alem da questão financeira convive em várias organizações aumenta ao mesmo tempo.
Características do Homem Organizacional
O homem organizacional tem algumas características bem distintas de todas outras teorias já formuladas ele aceita os conflitos e ate certo ponto estimula os conflitos nas empresas diferente das teorias clássica (homos econumicus) que não aceitava conflitos os operários eram obrigados a concordarem com tudo.
Também vive de