T cnicas e conceitos de Sinais Vitais
Conceito: São os principais indicadores do funcionamento corporal.sua avaliação é básica e essencial para a realização do exame físico.;
Os valores verificados deverá ser anotas em impresso próprio e sendo de total fidelidade;
Os sinais vitais mais comumente verificados são: temperatura, pulso, respiração, pressão arterial e dor, atualmente considerado como o 5° sinal vital.
Existem cuidados importantes que devem ser observados, tais como a calibração do termômetro(zerar), escolha do manguito adequado á largura do braço, registro de checagem imediatamente após a verificação, manter o conforto do paciente e desprezar material utilizado na sala de utilidades(expurgo), não deixando o lixo no quarto do cliente;
Alterações dos sinais vitais devem ser comunicadas ao enfermeiro ou médico responsável.
TEMPERATURA (T°)
É controlada pela atividade do centro termorregulador, no hipotálamo, sensível a variações da temperatura no sangue, recebendo influência de receptores para calor e frio localizados na pele.
Os principais tipos de termômetros são: clínicos mercúrio, digitais e auriculares. Os termômetros de mercúrio, acondicionados em vidro, estão contraindicados pela potencial contaminação do ambiente quando descartados e por apresentarem maior risco de acidentes por quebra.
O tempo de permanência varia de 5 a 10 minutos.
As regiões do corpo em que habitualmente a temperatura é mensurada são:
Oral; Axilar; Anal; Retal.
Na medida oral, o termômetro é colocado sob a língua, sendo seu valor normal de 36°C a 37,4°C;
O método é usado em adultos e crianças maiores que se encontram acordados em estado de alerta, orientados e cooperativos. O controle da temperatura oral é contraindicada em crianças, idosos,pacientes graves, inconsciente, psiquiátricos e após ingestão de alimentos quentes ou gelados. Esta técnica é pouco utiliza.
O valor normal da temperatura axilar normal esta entre 35,5° e 37°C, esse parâmetro é adotado em neonatos,