Neoliberalismo
Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. Surgiu na década de 1970, através da Escola Monetarista do economista Milton Friedman, como uma solução para a crise que atingiu a economia mundial em 1973, provocada pelo aumento excessivo no preço do petróleo.
Hoje em dia o termo "neoliberalismo" é usado principalmente de forma pejorativa enquanto crítica às políticas de liberalização económica, como as privatizações, mercado aberto e desregulamentação. A transição de um modelo de consenso social para as políticas neoliberais, e a aceitação das teorias neoliberais na década de 1970, é vista por alguns académicos como a origem da financialização que levou à crise financeira de 2008
Neoliberalismo é um conceito economico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Neoliberalismo http://www.suapesquisa.com/geografia/neoliberalismo.htm Neoliberalismo no Brasil
No Brasil, o liberalismo foi adotado nos governos do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995 a 1998 e 1999 a 2002), onde implantou reformas consideradas essenciais para modernizar o país e garantir a estabilidade econômica.
O neoliberalismo ganhou ampla aceitação nas décadas de 1980 e 1990, principalmente após o fim do socialismo no Leste europeu. Os pontos básicos do projeto neoliberal para os países americanos foram sintetizados no chamado "Consenso de Washington", em 1989.
Nessa época, em que o projeto neoliberal para os países americanos foram sintetizados (1989), integrantes de várias organizações, como o FMI, o Banco Mundial, além de representantes do governo dos Estados Unidos e de diversos países latinos americanos, reuniram-se para analisar as economias do continente.
Dessa reunião resultou um conjunto de