T Cnicas De Inform Tica
Quando observamos o passado percebemos que o mundo sempre passa por transformações que impactam diretamente as pessoas que vivem em sociedade e nas revoluções que são as grandes responsáveis pelas suas consequências. Historicamente as Grandes Revoluções têm sido responsáveis pela maioria das principais transformações vividas pela sociedade, acompanhadas por descobertas e inventos científicos que influenciaram o comportamento e a cultura dos povos. Pelo que a história ensina, as nações mais desenvolvidas têm se apropriado dessas tecnologias para através da sua potencialização, surgir na liderança dos mercados globais.
A partir da Revolução Industrial, com a disseminação das tecnologias existentes às organizações privadas, desencadearam-se sequências de descobertas e inventos que foram permitidos graças ao desenvolvimento da informática. Até o final da década de 50, apenas alguns poucos segmentos como o governo, as áreas militares e áreas acadêmicas empregavam essa nova tecnologia, mas a bem-sucedida aliança entre informática e telecomunicações permitiu tornar realidade o conceito de globalização, onde as empresas privadas começaram a expandir suas fronteiras.
Desde os anos 70, o desenvolvimento tecnológico caminha para a convergência entre as comunicações, a eletrônica e a informática. O foco principal nas organizações era a produtividade através de uma estrutura organizacional centralizadora. Na década de 80, os avanços da microeletrônica possibilitaram o desenvolvimento de computadores que ocupavam menor espaço e que eram simultaneamente mais velozes ágeis e com maior capacidade de memória. Com a introdução dos computadores nas empresas, assistimos constantes reformulações nos setores responsáveis pela gestão de informática. De grandes CPD s (Centros de Processamento de Dados) até as modernas redes e estações cliente-servidor, a gestão da tecnologia da Informação vem se adaptando às evoluções tecnológicas.
Gradativamente, com a