T Cnicas De Inform Tica
1.0 – Teoria Geral de Sistemas
Sistema é um conjunto de elementos inter-relacionados com um objetivo comum o que significa que todas as áreas do conhecimento possuem sistemas , características e leis independentemente da área onde se encontram. Sistema é uma forma lógica de apreensão da realidade. Quando se cria um sistema se busca descrever “traços” da realidade , permitindo uma condição de ordem e uma forma operativa voltada para um objetivo. Cada componente se relaciona com outros de forma direta ou indireta dentro de um determinado período de tempo formando uma rede. As entendidades podem ser tanto pessoas ,maquinas ou até mesmo outro sistema.
Exemplos de sistemas:
Carro
Corpo Humano
Computador
Empresa
1.1 – Características de Sistemas
Todo sistema deve conter quatro características básicas:
Elementos
Relação entre elementos
Objetivo comum
Meio-ambiente
Ás vezes , é difícil determinar o que está fora ou dentro do sistema. Por exemplo , os alunos de uma universidade são elementos do sistema “universidade” ou são meio-ambiente. Para tirar está dúvida e outras, verifique se o sistema pode controlar este elementos. Se sem, ele será um elemento do sistema. Se não, ele será um elemento do meio-ambiente.
1.2 – Tipos de Sistemas
A) Concretos x Abstratos: Sistemas concretos existem fisicamente, abstratos são modelos ou representações do mundo físico.
B) Naturais x Artificiais: Sistemas naturais existem na natureza e artificiais foram criados ou inventados pelo homem
C) Abertos x Fechados: Sistemas abertos realizam trocas com o meio-ambiente, sistemas fechados, não.
1.3 – Leis Universais dos Sistemas
Estudiosos da teoria geral de sistemas identificaram regras ou normas ou leis que acontecem a todos os sistemas, elas são:
A) “Todo sistema se contrai, então é composto de subsistemas”
B) “Todo sistema de expande fazendo parte de um sistema maior”
C) “Quanto maior a fragmentação do sistema, maior será a necessidade para