T Cnica Vocal
A arte de cantar - O canto é uma arte difícil e seu ensino permanece como um trabalho delicado e complexo. Sobretudo de ter dominado o conhecimento da arte de cantar e dos mecanismos da biofísica da fonação e de tê -los posto a serviço como um trabalho de colaboração com aqueles que trabalham o mecanismo da voz.
fisiologia - Até sua aplicação na prática do canto, não esquecendo os aspectos psicológicos e sensoriais do gesto vocal. O objetivo essencial é de desenvolver a voz natural do aluno, que pode adquirir o estilo, a declamação, a inteligência do texto e a interpretação, mas nada poderá lhe dar aquilo que ele deve ter naturalmente. E não há dúvida que o talento do cantor depende de sua personalidade, estilo, poder de expressão, gosto e ritmo. Todas estas qualidades são naturais e só irão progredir se praticados e treinados à exaustão, pois cantar bem é fruto de um por cento de inspiração e de preciosos noventa e nove por cento de transpiração.
A VOZ CANTADA
O cantor necessita aprender como usar a sua voz como um instrumento materializado, pois ele possui os órgãos .Fonatórios e a fonte de energia necessária, o sopro, para produzir o som. O, o sopro possibilita modular, enriquecer e sustentar as sonoridades vocais mais expressivas. Através da articulação e das múltiplas modificações do colorido vocal, a voz cantada tem excepcionais possibilidades e qualidades capazes de suscitar, aos que são sensíveis, todo um conjunto de sensações e emoções e ânimo coletivos. Nenhum instrumento é comparável à voz, ela é a única que tem o privilégio de unir o texto à música. Mas, só emociona dependendo da sensibilidade e da musicalidade do intérprete. Pois, além das notas e palavras, existe algo invisível, impalpável, que é preciso adivinhar, sentir, expressar e que não está escrito.
A QUALIDADE DA VOZ
A voz a serviço da música, utiliza o sopro e possibilita modular, enriquecer e sustentar as sonoridades vocais e torná-las mais expressivas. Nenhum