LPA Apostila Mod02
555 palavras
3 páginas
MÓDULO 2 - VariáveisQuando somamos mentalmente três números, por exemplos, armazenamos os valores em nossa mente. Pois bem, o computador precisa também armazenar esses valores assim que o usuário digita alguma coisa. Além disso, o computador precisa identificar que tipo de informações será trabalhado. Serão números, caracteres, frases? E de que tipos serão? Números reais? Inteiros?
Por analogia podemos comparar a memória do computador como uma seqüência finita de caixas, onde cada caixa guarda um tipo de informação,.
O computador, para poder trabalhar como alguma destas informações, precisa saber onde, na memória, o dado está localizado.
Portanto, cada caixa ou posição de memória, possui um endereço, ou seja, um número representado através da notação hexadecimal que indica o endereço de memória onde está armazenada a informação.
Endereço Físico
Informação
7000: B128
„Joyce‟
8900: 138D
23695
2000: 0007
„J‟
Sendo os endereços lógicos “caixas”, que num dado momento guardam algum tipo de informação é importante saber que esses dados não permanecem por muito tempo, ou seja, não são permanentes. Vimos no exemplo acima que os dados podem ser diversos, a caixa com o endereço 7000 : B128 recebeu o texto: Rumo ao
Hexa, mas em outro momento ele pode receber uma outra frase qualquer. Com isto queremos dizer que o conteúdo destas caixas (endereços lógicos) podem mudar a qualquer momento e sofrer alterações em seus conteúdos. Daí vem o nome utilizado para esta representação: variáveis, pois variam durante cada execução do programa. Os nomes das variáveis são atribuídos pelo usuário
1
As variáveis e as constantes podem ser basicamente de quatro tipos: Inteiro, real, caracteres e lógicas.
TIPO
Descrição
INTEIRO:
qualquer número inteiro, negativo, nulo ou positivo
Ex.: -45, 1, 0, 5
REAL:
qualquer número real, negativo, nulo ou positivo
Ex.: -1, -0.5, 0, 7, 8.5
CARACTER:
qualquer conjunto de caracteres alfanuméricos
Ex.: “AB”, “ 123”, “ A123” , “CASA”
LÓGICO: