S
Uriel David Queiroz Assunção de Azevedo
A história das Festas Juninas
Marechal Deodoro
2014-05-29
Uriel David Queiroz Assunção de Azevedo
A história das Festas Juninas
Trabalho de monografia apresentado à instituição Unidade Integrada SESI/SENAI EBEP Profº Wilton Gama como exigência parcial para obtenção de conceito do trimestre
Professora: Srª. Elizangela Santos
Marechal Deodoro
2014-05-29
Sumário
INTRODUÇÃO 4
1. O QUE É DE ONDE VEM, E QUAIS AS TRADIÇÕES? 5
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
As Festas Juninas são um período de imensa alegria e diversão, mas muitas das pessoas não sabem de onde vêm as tradições, o que se está comemorando em si nas festas, e por ser tradição da nossa terra é importante que aprendamos sobre nossa cultura.
1. O QUE É DE ONDE VEM, E QUAIS AS TRADIÇÕES?
Existem duas explicações para o termo festa juninas. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e