S NTESE FUNDAMENTOS DA EDUCA O TRABALHO
Prof.ª: Ms Nilcéia de Lima Venturini
Aluna: Rosimere Alves Moreira
Síntese - Pedagogia da Autonomia como prática de liberdade
O texto nos mostra-nos a importância da Pedagogia da Autonomia na construção da educação, valorizando e respeitando a cultura e o papel da experiência e da evidência, na formação de idéias, podendo instituir propostas pedagógicas necessária para o preparo do educando com relação ao aluno.
Designamos a história do nosso passado que expliquem o comportamento de cada um com possibilidade de liberdade, de análise e idéia, refletindo o valor da vida, como os demais direitos primordial do profissional. Há, no entanto uma série de dificuldades da educação brasileira, pois hoje não passa de um cidadão comum, é mais um trabalhador assalariado lutando por sua sobrevivência num país que suas ações são “abafadas”, se tornando um processo de ação-reflexão-ação.
O autor Paulo Freire, apresenta em relação à teoria as palavras e a prática o ativismo, sendo que só existe ensino quando este resulta num aprendizado em que o aprendiz se torna capaz de recriar ou refazer o ensinado em suas possibilidades. Ainda Freire destaca a importância da bagagem de conhecimento que o educador carrega consigo e que acima de tudo põe em prática e faça se realizar. Um planejamento possibilita que o educando em sua ação faz ouvir suas opiniões de forma institucionalizada para que possa ocorrer a prévia da tomada de decisões.
Contudo, o contexto pedagogia da autonomia propôs uma analise crítica sobre o sistema educacional, que é democracia e participação na gestão da escola, um alvo de debate sobre o cotidiano escolar, que pode gerar a sintonia de trabalho em beneficio da educação, sendo que é possível melhorar a realização do trabalho da escola, ou seja, melhoria da qualidade do ensino. Por isso, a resolução das condições pedagógicas depende da ética, política e pedagógica, para ofertar uma mudança melhor na educação.