S ntese Cap
O psicólogo não trabalha com adivinhações, pois dispõe de técnicas que ajuda as pessoas a se conhecerem melhor.
O profissional nesta área é distinto de um bom amigo, pois ele utiliza conhecimento científico na intervenção técnica, utilizando modelo de interpretação e de intervenção que possibilitam diagnosticar as ocorrências, já o amigo não planeja sua intervenção.
O psicólogo é profissional da saúde e deve pensar nas condições subjetivas da vida do indivíduo, buscando falar do homem a partir de seu mundo interno. O profissional atua de forma individual (consultórios) ou coletiva (empresas e magistério). Uma grande implicação é o uso indevido fora do serviço, não promovendo a saúde da coletividade.
A vida afetiva, determinante no nosso comportamento, faz parte da nossa subjetividade. O homem deve ser estudado como um todo para que nenhum aspecto importante deixe de ser analisado. Os afetos podem ser produzidos no indivíduo a partir de um estímulo no meio físico ou social e são avaliados de forma positiva ou negativa.
As emoções são expressões afetivas acompanhadas de reações, sendo importantes válvulas de descarga do organismo individual. Emoções e sentimentos tem grande importância na vida psíquica e estão ligadas à vida afetiva e à sexualidade, por isso pode ser explicado o que é o prazer e que sentimentos estão ligados a sexualidade. A escolha sexual é feita pelo prazer e não pela necessidade de reprodução.
Freud analisa a sexualidade já quando somos crianças, pois nesta etapa essa já está sendo desenvolvida. Antes de amadurecer o outro como objeto erótico, o individuo precisa aprender o que é prazer, o que vem aos poucos até a chegada da fase adulta.
Para Freud, a maneira que damos vazão à libido é pela busca do prazer. Identificação é quando investimos libido no outro de uma maneira diferente da