S Ntese Do Cap Tulo 1 Lopes E Martins
Aluno: Thalvanni Guerra Almeida Júnior Matrícula: 354395
Disciplina: EH0334 - TEORIA DA CONTABILIDADE (2015.1 - T01)
Professor: Antônio Carlos Dias Coelho
Síntese do capítulo 1 (Introdução à pesquisa e à investigação científica em contabilidade) do livro “TEORIA DA CONTABILIDADE – UMA NOVA ABORDAGEM” de Alexsandro Broedel Lopes e Eliseu Martins.
Inicialmente, os autores passam a ideia de que a contabilidade, como ciência, tem deixado a desejar no que se refere à atenção dispensada a seus usuários. Isso porque, segundo eles, é necessário levar em consideração as características daqueles que precisam das informações fornecidas pela contabilidade.
Analisando a abordagem positiva, Lopes e Martins montam um quadro relacionando a relevância da informação contábil com a eficiência do mercado. De acordo com essa demonstração, quando relevante, a informação contábil só será bem utilizada pelos investidores de mercado de capitais, por exemplo, se o mercado for eficiente, isto é, aquela só será útil (efetivamente relevante) caso o mercado seja capaz de interpretar evidenciações contábeis mais complexas.
Mais à frente no capítulo introdutório, os autores identificam uma revolução por que vem passando a contabilidade ao longo dos anos. Segundo eles, a contabilidade, de uma disciplina basicamente normativa, primordialmente prática, tornou-se mais “científica”.
Na seção “A pesquisa em contabilidade financeira nos EUA e suas contradições”, Lopes e Martins consideram que a transição da contabilidade de uma abordagem puramente normativa para a positiva só foi possível devido ao esforço conjunto dos acadêmicos em contabilidade.
Ao analisar a escola europeia, é possível perceber a grande dificuldade de se estabelecer um padrão de pesquisa em contabilidade no velho continente. Isso porque as realidades dos países são bastante diferentes. Por exemplo, um modelo utilizado na Alemanha não necessariamente será útil à Suécia.
Considerando o que foi dito