SINTESE RAIZES DA PSICOLOGIA
1ª Parte - Fase filosófica ou pré-científica, que vai do séc. VI a.C. até 1879. Esta fase apresenta, por sua vez, dois momentos distintos: o primeiro engloba a Idade Antiga e Média, e o segundo inicia-se com a Idade Moderna e vai até o despontar da psicologia científica
2a Parte - Fase científica. Seu estudo compõe-se de duas etapas: o nascimento da psicologia científica e a sua posterior sistematização com as escolas psicológicas do séc. XX. Para alguns, a psicologia científica surge com a psicofísica, em 1860, quando Fechner publicou sua obra Elementos de Psicofísica. Nessa data conseguiu-se, pela primeira vez, fazer medidas precisas de fenômenos e quantidades mentais, mostrando o relacionamento das quantidades psíquicas com as físicas. Outros autores consideram que a emancipação da psicologia se deu, com Wilhelm Wundt, em 1879. Essa é a data da criação do primeiro laboratório de psicologia experimental, fundado em Leipzig, na Alemanha. Considerando-se qualquer das duas datas, a psicologia é uma ciência nova, porém muito fértil. É isso que será demonstrado nesta primeira etapa da fase científica.
A PSICOLOGIA FILOSÓFICA OU PRÉ-CIENTÍFICA:
Período cosmológico: os filósofos e as primeiras raízes da psicologia (Idade Antiga)
Os primeiros filósofos conhecidos surgiram por volta do século VI a.C., nas colônias gregas da Ásia Menor (hoje parte é a Turquia), num período denominado Cosmológico, pois a preocupação da época era entender e explicar o cosmo, saber de que matéria era feito, buscar o princípio e a lei que regia o universo que até então era concebido mitologicamente.