S LIDOS GEOM TRICOS
Um sólido geométrico é uma região do espaço limitada por uma superfície fechada.
Os objetos à nossa volta são exemplos de formas geométricas chamadas sólidos. Os sólidos ocupam algum espaço. No seu exterior pode haver uma superfície fechada; ou os sólidos podem ser a armação de formas feitas de arame, palhinhas de beber ou limpadores de cachimbos.
Se possuem superfícies fechadas ou são apenas formadas de arestas, ainda se chamam sólidos. Uma forma que circunde espaço é um sólido. Os sólidos são por vezes designados de formas sólidas ou figuras espaciais ou figuras geométricas. São designações para todas as formas que ocupam espaço.
Prisma:
Consideremos o prisma como um sólido geométrico formado pelos seguintes elementos: base, altura, vértices, arestas e faces laterais. Os prismas podem apresentar diversas formas, mas algumas características básicas definem esse sólido geométrico.
Por exemplo, o número de faces do prisma será exatamente igual ao número de lados do polígono que constitui suas bases (superior e inferior), dessa forma, sua classificação quanto ao número de lados pode ser:
Triangular – base constituída de triângulos.
Quadrangular – base constituída de quadriláteros.
Pentagonal – base constituída de pentágonos.
Hexagonal – base constituída de hexágonos.
Heptagonal – base constituída de heptágonos.
Octogonal – base constituída de octógonos.
Os prismas também podem ser classificados como retos ou oblíquos. Os prismas retos são aqueles em que a aresta lateral forma com a base um ângulo de 90º, os oblíquos são aqueles em que as arestas formam ângulos diferentes de 90º.
Todos os prismas possuem área da base, área lateral, área total e volume. Todas essas medidas dependem do formato do polígono que se encontra nas bases; por exemplo, os prismas acima possuem em sua base um pentágono, portanto, para calcularmos a área dessa base devemos determinar a área do pentágono. No caso do prisma pentagonal reto, as faces laterais constituem