RESUMO Materiais Preventivos
“A prevenção consiste de um conjunto de medidas e atitudes, e principalmente da filosofia de prática profissional que tomadas durante o estado de saúde, impedem o estabelecimento de doenças, limitando a extensão do dano, quando já instaladas.” (LASCALA, 1997)
Há dois tipos de materiais preventivos: para uso em casa, pelo próprio paciente e o de uso em consultório, pelo cirurgião dentista.
Fio Dental
Encerados e não encerados:
Vantagens não encerados:
a) quando sob pressão, os vários filetes componentes do fio se separam e agem isoladamente sobre a superfície dentária como se fossem elementos unitários e independentes, cortando e descolando partículas de depósitos.
b) Quando passado em superfícies limpas, produz um ruído agudo ou áspero que pode ser usado como guia, atribui ao fio dental não encerado a qualidade de passar pelos pontos de contato, por ter diâmetro menor.
Vantagem com cera: caso a superfície dentária possua alguma aspereza ou superfície cortante, a cera protege e facilita a sua passagem, promovendo um melhor deslizamento, pois diminui o atrito.
Limpadores de Língua
Os raspadores de língua, ou limpadores linguais, são equipamentos auxiliares na remoção mecânica da saburra. Em diversos modelos e cores, eles são confeccionados em plástico resistente para que sejam laváveis e bem limpos após o uso. Quanto à eficácia de cada um diante dos variados modelos, não existe um que seja de escolha unânime. Entretanto, o ideal é que o modelo escolhido atenda às seguintes premissas: que ele alcance a parte mais posterior da língua com facilidade; que a borda removedora de saburra não seja amolada para não machucar a língua; que tenha uma boa adequação de uso para o dia-a-dia.
Assim, a escolha do raspador de língua acaba se tornando algo de gosto até pessoal, já que não existem variedades de raspadores que não obedeçam a um modelo padrão frente à necessidade de raspar a língua.
Escova
Um dos principais responsáveis pela limpeza mecânica