Como Elaborar Relatorio
O Relatório de aulas práticas deverá ser digitado eletronicamente, utilizando a matriz anexa e fonte “Times New Roman ou Arial, tamanho 12 e com espaçamento 1,5 entre as linhas e duplo entre parágrafos. Os gráficos deverão ser gerados em Exce. Quanto às ilustrações poderão ser cópias fieis de publicações, desde que as fontes sejam citadas no trabalho. As partes que compõem esse trabalho acadêmico são:
1. INTRODUÇÃO : é o resumo da teoria que fundamenta a prática de laboratório realizada, utilizando obrigatoriamente as respectivas citações bibliográficas, lembrando que a cópia de textos de outros autores, sem que se faça referência dos mesmos, é crime previsto em lei.
2. OBJETIVOS: é a descrição sucinta do que se pretende obter da experiência. 3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1.
3.2.
3.3.
3.4.
Materiais e reagentes: descrição dos materiais e das preparações dos reagentes utilizados nessa prática;
Procedimento experimental: descrição do procedimento seguido em aula, não necessariamente o procedimento proposto, justificando e discutindo a escolha;
Cálculos: (quando houver) é a demonstração matemática da aplicação dos dados obtidos durante o experimento, traduzindo -os em resultado final;
Gráficos, tabelas ou figuras: (quando houver) são itens que valorizam o trabalho e devem ser auto -explicativos.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO: sempre que possível, comparar os resultados obtidos experimentalmente com os esperados teoricamente ou que constem na literatura. Discutir os resultados obtidos.
5. CONCLUSÕES: exprimir sucintamente o seu parecer acerca do experimento e dos resulta dos obtidos, devendo ser comprobatórios dos objetivos propostos.
6. REFERÊNCIAS: citar todas as obras consultadas, empregando a NBR
6023, da ABNT.
7. ANEXOS: Quando houver.