como elaborar um relatorio
COMO ELABORAR UM RELATÓRIO
Este texto serve como roteiro para a elaboração dos relatórios referente às experiências realizadas na disciplina de Laboratório de Física. Nesse roteiro são apresentados a formatação e tópicos que devem abranger os relatório e como devem ser entregues. 1. OBJETIVOS
Fornecer as orientações básicas para a elaboração dos relatórios da disciplina de
Laboratório de Física.
2. INTRODUÇÃO
Após todas as experiências realizadas na disciplina de Laboratório de Física, deve-se apresentar os resultados obtidos na forma de relatório. A finalidade do relatório é do aprendizado e aperfeiçoamento de modo a apresentar os resultados obtidos em um experimento. Para tal, o relatório deve ser baseado no roteiro do experimento, porém não a cópia do mesmo. O objetivo do relatório é que a pessoa que o está lendo, mesmo sem saber o roteiro ou que tenha realizado o experimento, possa entender o que foi realizado. Não há uma forma única de elaborar um relatório, visto que, cada pessoa tem o seu jeito de passar a mensagem e também dependerá qual será o leitor final desse relatório. Porém deve se levar em conta que, o relatório deve ser apresentado de forma clara e objetiva para qualquer tipo de leitor final e o tipo de escrita também depende desse leitor final.
Em relação aos tópicos estruturais do relatório nessa disciplina, os itens abaixo, devem necessariamente estar presente e na mesma ordem. Os itens necessários são:
1. Folha de rosto
2. Resumo
3. Objetivos
4. Fundamentos teóricos
5. Materiais utilizados
Laboratório de Física
6. Procedimento experimental
7. Resultados
8. Conclusões
9. Bibliografia
10. Apêndices
3. ESCREVENDO O RELATÓRIO
Os relatórios devem ser apresentada em papel formato A4 (210 x 297 mm) e seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O texto deve ter alinhamento “justificado”, ser escrito com fonte Times New
Roman ou Arial e tamanho 12.