elaborar um relatorio
Como Elaborar um Relatório
Local de execução
Título ou nome do trabalho ( numa posição central e bem definida)
Identificação
Data
Com este documento pretende-se dar aos alunos de Física e Química A uma ideia de como devem elaborar os seus relatórios das actividades experimentais utilizando um processador de texto. A estrutura deste documento é semelhante àquela que é pretendida nos relatórios, e pode ser aproveitada para tal.
Um relatório deve ser um documento, sobretudo, informativo. Assim, ao procedermos à sua elaboração devemos ter em conta que o mesmo irá ser lido por outras pessoas, pelo que a sua leitura e compreensão deve ser rápida e fácil. Uma forma de conseguir isso passa por:
1. Usar uma formatação de texto de fácil leitura
- Um texto para ser lido de forma rápida e fácil tem de ser elaborado com um tipo de letra simples, com linhas bem espaçadas e parágrafos bem separados.
- Os tipos de letra de leitura mais simples são o Times New Roman, o Arial e a Verdana. O tamanho da letra também tem um papel muito importante, não devendo ser demasiado grande nem demasiado pequeno. Dependendo do tipo de letra o tamanho deverá ser de 12 a 14 pontos.
- O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5 pontos e entre cada parágrafo deverá ser deixada uma linha.
- Evitar figuras ou tabelas muito grandes ( isto é, mais de 1/3 da página). As figuras devem ser numeradas e legendadas por baixo, enquanto que as tabelas serão numeradas e legendadas por cima.
- Não escrever na primeira pessoa, por exemplo, em vez de “eu medi a a massa” ou “medimos a massa” deverá escrever-se “mediu-se a massa”.
- Quando, num relatório se cita um texto retirado de qualquer livro, deve-se fazê-lo usando aspas e colocando no final da citação a referência ao autor citado, incluindo a página de onde o texto foi retirado, de acordo com o seguinte exemplo: “ o calor dilata os poros” Ferreira,C.(1992, pág. 108). Quando apenas se exprime a