Como elaborar um relatório
Um relatório deve ser um documento, sobretudo, informativo. Assim, ao procedermos à sua elaboração devemos ter em conta que o mesmo irá ser lido por outras pessoas, pelo que a sua leitura e compreensão deve ser rápida e fácil. Uma forma de conseguir isso passa por:
a) Usar uma formatação de texto de fácil leitura.
Um texto para ser lido de forma rápida e fácil de ser elaborado com um tipo de letra simples, com linhas bem espaçadas e parágrafos bem separados.
Os tipos de letra de leitura mais simples são o Times New Roman, o Arial e a Verdana. O tamanho da letra também tem um papel muito importante, não devendo ser demasiado grande nem demasiado pequeno. Dependendo do tipo de letra, o tamanho deverá ser de 12 a 14 pontos.
O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5 pontos e entre cada parágrafo deverá ser deixada uma linha.
b) Usar uma estrutura bem definida e com um encadeamento lógico
Para além do que consta na primeira página (Título, Identificação e Objectivo), a estrutura do relatório deverá, ainda conter os seguintes elementos por esta ordem:
a) Enquadramento teórico
b) Protocolo
c) Observações e medições
d) Tratamento de dados
e) Conclusões e críticas
f) Bibliografia
Como Elaborar um Relatório
Zita Moniz , nº00; Turma Z
Escola Secundária das Laranjeiras, 25 de Setembro de 2014
Com este documento, pretende-se dar aos alunos de Física e Química do 10º ano uma sugestão para a elaboração dos seus relatórios das atividades laboratoriais.
1. Enquadramento Teórico
Nesta parte do relatório, deverá ser colocada toda a informação recolhida na fase de planificação e que permite justificar o procedimento experimental escolhido bem como o tratamento e a interpretação das observações recolhidas e conclusões retiradas
2. Protocolo
O protocolo deve conter o procedimento bem como a lista de reagentes e de material utilizado. Podem colocar aqui, sempre que