Resumo prevenção e combate á incêndios
1. Resumo de Prevenção e Combate á Incêndios 2 1.1. Formas de combustão 2 1.2. Formas de propagação 2 1.3. Classificação de incêndios 3 1.4. Métodos de extinção 3 1.5. Agentes extintores 4 2. Conclusão 5 3. Referencia 6
1. Resumo de Prevenção e Combate á Incêndios
Fogo é um processo químico de transformação. Resulta de uma reação química que produz luz e calor, devido a combustão de materiais diversos, e pode ser controlado pelo homem.
Incêndio é o fogo sem controle, que colocam em risco os seres vivos e o meio em que vivem.
Para iniciar o combate a um incêndio, deve-se localizar o que esta alimentando ou intensificando o incêndio, após localizar procurar conte-lo para parar de alimentar ou intensificar o incêndio, assim facilitando o combate, e assim contendo o incêndio. No caso essas coisas que alimentam ou intensificam o incêndio são denominados agentes tetraedros, e são: Calor, comburente, combustível e reação em cadeia.
Nunca tente combater um incêndio sozinho de uma forma amadora. Incêndio é coisa para bombeiros, profissionais preparados e que conhecem técnicas de combate ao fogo.
2.1. Formas de combustão
Combustão é uma reação química de oxidação, autossustentável, com liberação de luz, calor, fumaça e gases. Para que isso ocorra é necessária a união de quatro elementos essenciais do fogo, que são: * CALOR – Forma de energia que eleva a temperatura. * COMBUSTIVEL – É toda a substancia capaz de queimar e alimentar a combustão. * COMBURENTE – É o elemento que possibilita vida as chamas, e intensifica a combustão. * REAÇÃO EM CADEIA – É a queima autossustentável.
2.2. Formas de propagação
O calor pode-se propagar de três diferentes maneiras: Condução, Convecção e Irradiação. Como tudo na natureza tende ao equilíbrio, o calor é transferido de objeto com temperatura mais alta para aqueles com temperatura mais baixa. O mais frio de dois objetos absorvera calor até que esteja