RELAÇÕES LEXICAIS
Em diferentes contextos (cultural, temporal, social, etc), o sentido das palavras pode mudar. A esse fenômeno chamamos polissemia.
POLISSEMIA- è a multiplicidade de sentidos que uma mesma palavra da língua pode apresentar, em diferentes contextos de uso.
TOME NOTA
Quando, em um texto, observamos a presença de vários termos relacionados a um mesmo conceito ou ideia, dizemos que formam um campo semântico.
Exemplo: ser extraterrestre, extraterrenos, marciano, homenzinho verde, visitante do espaço entre outros.
SINONÍMIA E ANTONÍMIA
Sinonímia- é a relação de semelhança de sentido entre palavras e expressões da língua. Cada um dos termos de sentido semelhante é chamado de sinônimo dos outros termos os quais se relaciona semanticamente.
Ex: Rodamos tanto com os carros, que em uma mesma viagem conseguimos parar no sinal, no semáforo, na sinaleira e no farol.
Os sinônimos nunca apresentam uma identidade completa de significado. Falantes de diferentes variedades linguísticas, por exemplo, podem optar por um dos termos sinônimos e atribuir ao outro um sentido diferente.
Em algumas cidades do estado de São Paulo, o termo sinal não é utilizado como sinônimo do aparelho de sinalização das vias urbanas. Esse aparelho é chamado de semáforo.
Nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, porém, os falantes não usam semáforo; preferem sinal, forma reduzida da expressão sinal de trânsito.
Quando, ao escrevermos um texto, você procurar um sinônimo para retomar alguma ideia e evitar repetições, deve garantir que a nova palavra escolhida seja adequada ao contexto que está sendo elaborado.
ANTONÍMIA
Antonímia- é a relação de oposição de sentido entre palavras e expressões da língua. Cada um dos termos de sentido contrário é chamado de antônimo do outro termo ao qual se opõe semanticamente.
No caso dos antônimos, vale a mesma observação feita para os sinônimos. Nem sempre dois termos têm sentido exatamente opostos, mas podem estabelecer uma