Cola disciplina Semântica
O que é semântica? É o estudo do significado; é o estudo dos significados de palavras e sentenças; é o estudo do significado comunicado através da linguagem.
A descrição lingüística tem diferentes níveis de análise: Fonologia (que sons a língua tem e como estes sons se combinam para formar palavras) - pronúncia. Sintaxe (como as palavras podem ser combinadas em sentenças). Construção de sentenças. Semântica (os significados das palavras e sentenças).
Morfologia: estudo das construções das palavras. Léxico: conj. de palavras de uma língua. (vocabulário).
Pragmática: Pragmática é um estudo da linguagem em uso (contexto) e dos princípios de comunicação.
Significado: conceito transmitido pelo significante. (imagem). Significante: parte física da palavra (grafia+som).
Relações Lexicais: relação em que é possível trocar modelo. Semântica Lexical: subárea da semântica que descreve explica essas relações. Relação Paradigmática: são relações como sinonímia, antonímia, meronímia e hiponímia são formas de relações de uma expressão.
Antonímia: Nada mais é do que palavras que possuem significados contrários – oposição (dentro-fora). É reconhecida como dois termos não podem viver no mesmo lugar – incompatibilidade entre elas. (bom-mau, amar-odiar, feliz-infeliz, honesto,desonesto). Contraditória: (vivo-morto, juventude-velhice, recusar-aceitar) Contrária: ( bonito-feio, drama-humor) Conversa: ( João é filho de Maria x Maria é mãe de João). Antônimo não-graduáveis: (macho-fêmea, passar-reprovar) Antônimos –graduáveis: contém pontos intermediários (quente-frio), são abertos a comparações (bom-ruim).
Sinoníma: é identidade – similaridade. Em alguns momentos as palavras podem ser idênticas, mas com vários significados tendo como referência um contexto. Normalmente cuidamos para não repetir palavras nos textos por isso usamos sinônimos. Ex: bola-pelota, casa-lar, morrer-falecer, língua-idioma, feliz-alegre,