P. U EDUCAÇAO FISICA
Atualmente existe muita discussão sobre as dificuldades com as quais os professores e alunos se deparam nas aulas de Educação Física na escola. Por esse motivo, foram levantados alguns dos problemas mais comuns relacionados à prática dessa disciplina no Ensino Fundamental e Médio. O desenvolvimento desse tema incorre em uma reflexão sobre a visão dos alunos em relação à disciplina Educação Física e seus professores, sempre com a preocupação de entender quais os principais obstáculos existentes nas aulas.
Umas das grandes dificuldades relacionadas à prática da Educação Física na escola é a auto-exclusão de alunas do Ensino Médio. Andrade & Devide (2006) realizaram um estudo com alunas do Ensino Médio que freqüentavam as aulas de Educação Física. Os autores ressaltaram que muitos motivos podem contribuir para a auto-exclusão de alunas nas aulas de Educação Física, como:
1. Ambiente físico inadequado (quadras pequenas e sem vestiários);
2. Aulas frequentemente repetitivas e desorganizadas;
3. Falta de habilidades e desprazer com os esportes oferecidos;
4. Brutalidade masculina;
5. Professor de Educação Física que não participa das aulas;
6. Desigualdade de habilidades e gênero;
7. Exclusão dos menos hábeis;
8. Preferência da bola sempre para os meninos;
Em muitas escolas, a disciplina Educação Física do ensino fundamental e médio toma basicamente o esporte como conteúdo. Marzinek (2004) identificou que os esportes mais trabalhados nas aulas são: futebol, voleibol, basquetebol e handebol, sendo eles geralmente os mais populares entre os alunos de Ensino Fundamental e Médio. Além disso, Facco (1999 apud MARZINEK, 2004) observou, assim como Betti (2003), que essas modalidades esportivas, além de serem os conteúdos mais desenvolvidos nas escolas, são também os preferidos dos alunos, desde a 5ª série do ensino fundamental até a 1ª série do ensino médio.
Alves (2007) expõe diversos fatores que desmotivam os alunos à prática de