P 1
2010 / 2011
Docente
Prof. Dr. Filipe Sousa
Data
2010-10-15
Projecto 1
The Strategy Concept I: Five Ps For Strategy
Henry Mintzberg (1987)
Elaborado por:
Carina Sousa
Paula Freitas
Ricardo Pimenta
Rui Melim
2114407
2024308
2042506
2090308
INTRODUÇÃO
Muito se fala sobre a estratégia e sobre o seu papel fundamental na sobrevivência de uma organização e apesar do conceito de estratégia ter sido amplamente discutido não existe uma definição universalmente aceite.
O presente trabalho tem por objectivo discutir, mas não esgotar, o conceito de estratégia, através da análise e crítica ao conceito: ‘The Strategy Concept I: Five Ps for Strategy’ de Henry Mintzberg (1987).
RESUMO
No artigo “The Strategy Concept I: Five Ps for Strategy”, Henry Mintzberg, apercebendo-se da complexidade deste conceito, defende a necessidade de uma definição ampla, baseando-se na complementaridade de várias dimensões. O autor propõe cinco definições que se inter-relacionam em vez da tradicional definição única. Mintzberg aponta os seguintes entendimentos que se podem ter do conceito: A estratégia como Plano “Plan”, como Estratagema “Ploy”, a estratégia como Padrão “Pattern”, a estratégia como Posicionamento “Position” e finalmente a estratégia como Perspectiva “Perspective”, que ficaram conhecidos como os cinco P’s da estratégia. Para além da múltipla conceitualização, o autor explicita a compatibilidade das visões. No ambiente organizacional, estas cinco dimensões estão em inter-relação e é esta interacção mútua que permite à empresa desenvolver uma base ou ponto de partida sobre o qual potencializa a sua acção.
Estratégia como Plano
A estratégia é um plano unificado com a finalidade de assegurar que os objectivos básicos sejam alcançados. É a formulação de directrizes que indicam caminhos para lidar com uma determinada situação. Este tipo de estratégias possui duas características principais: são preparadas com antecedência das acções para as quais se aplicam e são