O óleo de Lorenzo
O filme baseado em fatos reais conta à história de Lorenzo, um garoto até em então vivia uma normal e morava com seus pais, a partir dos oito anos de idade ele começou a desenvolver sintomas como comportamento agressividade, porém passageiro, chegando a pensar em hiperatividade.
Foram feitos exames constatou-se a doença ADL (Adrenoleucodistrofia) é uma doença ligada ao sexo e ao cromossomo X que é transmitida por mulheres portadoras e acontecem exclusivamente em indivíduos do sexo masculino. Ela leva ao acúmulo de ácidos graxos de cadeia muito longa, em tecidos corporais que afeta o cérebro e destrói a bainha de mielina causando sérios problemas neurológicos, e consequentemente ao corpo, perdendo os movimentos dos membros, audição, cegueira dentre outros, essa doença foi recém-descoberta e até então sem tratamento e sem cura.
Os pais de Lorenzo inconformados com a falta de medicamentos e com a falta de interesse por parte dos médicos. Decidiram a fazer pesquisas chegando a passar dias na biblioteca, com o fim de tentar amenizar o sofrimento de seu filho. Na tentativa de buscar a cura ou tentar solucionar o enigma dessa doença, eles sofreram vários preconceitos por serem considerados leigos por não serem formados.
Depois de muitos estudos os pais de Lorenzo descobriram uma formula retirada a partir dos óleos de oliva e colza, que são ácidos oleicos e erúcicoa, essa mistura ficou conhecida como “óleo de Lorenzo”, mesmo sabendo que essa substancia era nocivo em ratos ele decidiu a testar em seu filho, as suspeitas foram tiradas e a doença dele não foi totalmente curada, porém estacionada. Os estudos dos pais de Lorenzo foram significativos e pode ajudar inúmeras crianças com ADL, que hoje pode se ter uma perspectiva de vida melhor.
FACULDADE VALE DO JAGUARIBE
CURSO DE ENFERMAGEM
PROFESSORA: VALESKA PORTELA
GÉNETICA E EVOLUÇÃO