O L DICO NA EDUCA O INFANTIL
UNIVERSIDADE DE UBERABA
INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
CURSO À DISTÂNCIA DE PEDAGOGIA
GABRIELA MORELO PARANHA
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
NOVA VENÉCIA - ES
2014
GABRIELA MORELO PARANHA
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, apresentado a Universidade de Uberaba – UNIUBE, como requisito para conclusão do mesmo citado acima, sob orientação da professora Patrícia Wand Del Rey de Oliveira Amaral.
NOVA VENÉCIA – ES
2014
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO 4
2 – O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 6
2.1 Cuidar, brincar e educar na Educação Infantil 6
2.2 A importância dos jogos e das brincadeiras para a criança 8
2.3 O jogo na teoria de Piaget e Vygotsky 11
3 - CONCLUSÃO 14
4 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
1 - INTRODUÇÃO
A Educação infantil é uma fase de preparação da criança como um todo, e é nessa fase que o potencial afetivo, social, cognitivo, motor e cultural da criança será estimulado. Ela compõe a base de todo processo de inserção social da criança, e para o seu desenvolvimento são necessários à utilização de diversos subsídios. Dentre eles é destacado como essencial o lúdico, por sua implicação criativa, pedagógica, didática e funcional.
Esta pesquisa surgiu da necessidade de refletir sobre a importância do cuidar, brincar e educar na educação infantil, dos jogos e as brincadeiras e o papel do educador. Portanto, o objetivo geral é ressaltar o lúdico no desenvolvimento infantil, tendo como objetivos específicos explicar como a criança através do lúdico desenvolve importantes capacidades como socialização, criatividade, memorização, imaginação e amadurecimento e compreender o significado das brincadeiras na vida das crianças e descrever como utilizar á atividade lúdica na aprendizagem dos alunos na sala de aula. Hoje, com a nova perspectiva em relação aos jogos e as brincadeiras, educadores e pesquisadores incentivam estas práticas como forma de aperfeiçoar o