O voto facultativo
A cada ano que se passa podemos notar cada dia mais o desinteresse dos jovens pela politica. Algumas das possíveis causas é o voto facultativo, a corrupção e a falta de ações dos políticos na sociedade. Com isso o exercício do voto tem sido questionado nos últimos tempos e a possibilidade dele se tornar opcional traz um grande debate.
A maioria da população, e principalmente os jovens, estão desestimulados a votar; essa falta de vontade de exercer um direito nobre, esta diretamente relacionada ao fato dos políticos corruptos que prometem e não cumprem, ou também por achar que o voto é mais uma maneira de manipular a sociedade, logo acabam votando em qualquer candidato por ser obrigatório e esquecendo que é útil para o destino do nosso pais.
Os políticos corruptos são a grande maioria, porem os bons e honestos precisam dos nossos votos, para que estes possam fazer mais por nós, nação. Não podem nos manipular se juntos exigíssemos um governo melhor. Não basta apenas reclamar, dizer que a administração do pais, do estado, da cidade, esta em estado deplorável. É necessário que por meio do voto consciente mudemos a historia do Brasil.
Enfim, é ingenuidade acreditar que o povo brasileiro não sabe votar e que não tem maturidade para isso! Quem defende essa ideia quer se beneficiar da obrigatoriedade do voto. O desencanto com a politica esta cada vez mais visível e presente entre nós; entretanto, quem não comparece ás urnas não é alienado politico. Isso é mito. Pois nossa constituição cidadã nos garante o direito de participar das decisões do Estado e só não participa quem não quer.