voto facultativo
1- O voto facultativo é democrático, pois dá ao cidadão direito de participar ou não da eleição, sem que para isso precise pagar por algo ou perder algum direito.
2- Com o voto facultativo, menos pessoas votariam. Quem iria votar seria apenas os eleitores conscientes que creem na ideologia dos partidos. Os partidos se fortaleceriam, assim como o debate.
3- No voto facultativo, o candidato teria que agradar sua base de apoio, do contrário, esta ficaria em casa no dia da eleição. Logo, os canditatos teriam que mostrar mais serviço
4- No voto facultativo, as minorias ganham força, tendo o governante obrigação de atender as demandas de algumas delas
5- No voto facultativo, as campanhas não poluiriam tanto as ruas. Com o passar do tempo, o marketing estratégico iria focar a campanha tão bem que quem não quisesse votar ficaria cada vez menos encomodado com as eleições.
6- No voto facultativo, as campanhas acabariam por ficar mais baratas, uma vez que não seria preciso atingir toda a população. Isso poderia até mitigar a corrupção, pois quanto mais cara a campanha, mais interesses escusos serão atendidos
7- O voto facultativo vai aproximar o cidadão que quer participar e afastar aquele que não quer. A democracia prevalecerá na medida em que os políticos tenham que motivar as pessoas a interagir com o processo democrático. O voto facultativo é melhor, pois nada que seja compulsório pode ser cabalmente democrático. O voto é um direito, não um dever
8- A participação de todos no processo eleitoral é um mito. Atualmente, mais de 20% dos brasileiros já ficam em casa no dia da eleição. O voto facultativo apenas ia regulamentar o que já existe.
9- O voto facultativo é adotado nas maiores democracias do mundo. Será que o voto facultativo dos Estados Unidos é menos democrático que o voto obrigatório do Brasil? Não há, no mundo, uma democracia representativa que não faculte o voto.
10-