O Voo Da Coruja
José Luis da Costa Fiori é professor de Economia política Internacional do Instituto de Economia da UFRJ. Estudou filosofia na Universidade Católica do Chile, se graduou em sociologia, fez mestrado em economia, doutorado em Ciências políticas, letras e ciências humanas na USP e pós-doutorado na Universidade de Cambridge na Inglaterra. Publicou 9 livros e organizou 5 coletâneas. Ganhou o Premio Jabuti de Economia, Administração, Negócios e Direito, na Bienal do Livro de São Paulo, em 1998, com o livro “Poder e Dinheiro.
Desde 1990 ele publicou cerca de 230 artigos.
O VÔO DA CORUJA - JOSÉ LUIS FIORI
O livro "O Vôo da Coruja" de José Luis Fiori é uma tese sobre a crise ocorrida no início dos anos 80, após o final do regime militar, período em que a economia brasileira enfrentava um grande choque com a dívida externa.
Inicialmente o livro descreve os três projetos do desenvolvimento brasileiro e suas contribuições em sociedade.
Os 3 projetos do desenvolvimento brasileiro
1º
Política monetária ortodoxa e pela defesa intransigente do equilíbrio fiscal e do padrão-ouro. Atuaram no inicio do século XX, projeto liberal de inserção da burguesia cafeeira. Este projeto teve fôlego sempre que contou com o aval do capital financeiro inglês e norte-americano, mas ficou insustentável nos momentos de crise, como em 1930. No inicio o Brasil era uma sociedade agrária e o crescimento que este projeto gerou foi suficiente apenas para modernizar algumas áreas costeiras e urbanas.
2º
Nacional-desenvolvimentismo ou desenvolvimentismo conservador
Primeiro foi uma reação defensiva à crise econômica de 1929, mas foi se transformando aos poucos num projeto de construção de uma economia nacional. Foi um programa de desenvolvimento industrializante que adquiriu maior consistência e velocidade nos anos 50. Durante dois momentos neste projeto, o contexto internacional teve papel decisivo para o sucesso econômico. Primeiro quando o Brasil sofreu a crise de 30 e a