O valor do fluxo contínuo de informações
Aluno: Guilherme Dal Castel Trevizani Matricula: 1110244 – Administração
Prof. Renan R. S. Castro
Estudo de caso nº 9
O valor do fluxo contínuo de informações
Muitas empresas enxergam o gasto com tecnologia e sistemas como um custo, esquecendo-se de que a sua utilização em toda a vida da organização poderá representar uma quantidade intangível de retornos diretos ou indiretos em todas as atividades. A partir do momento em que o uso da Tecnologia da Informação permite a redução de retrabalho, o aumento da satisfação do cliente, a diminuição do tempo de resposta a flutuações internas ou externas, a melhoria de procedimentos da organização, agilidade e qualidade no processo de tomada de decisões, o gasto com tecnologia passa a ser encarado como investimento.
A grande dificuldade de demonstração dessa verdade se resume ao fato de muitas atividades utilizarem o sistema de informação da organização de forma involuntária, o que impossibilita uma mensuração precisa do que sua existência realmente representou para a organização.
Além da melhoria nos processos da organização, a tecnologia promove a constante fluidez dos dados das atividades diárias por toda a empresa e suas filiais, se for o caso. Assim, uma das maiores ferramentas para a promoção dessas melhorias é a intranet, que provoca nas organizações o mesmo estrondo que a Internet causou quando se tornou popular na década de 90 aqui no Brasil.
O que impede a percepção da importância da intranet e o retorno que ela pode causar para a organização é a incapacidade de medir o que ela melhorou nas diversas atividades de todos os departamentos e na sua inter-relação. Como medir todos os elementos torna inviável um estudo mais apurado do retorno sobre o investimento, deve-se tomar como base alguns dados que podem causar o ofuscamento dos gerentes, tais como: redução/economia de custos; aumento de produtividade do departamento, da atividade e de pessoal; aumento da vantagem competitiva.