TDE LOGISTICA TRB
1565 palavras
7 páginas
SUMÁRIO1 - INTRODUÇÃO 4
2 - OS 5 PRINCÍPIOS DO LEAN 4
3 - OS 7 DESPERDÍCIOS DO LEAN 5
4 - VALUE STREAM MAPING (VSM) 6
5 - CONCLUSÃO 8
6 - REFERÊNCIAS 9
1 - INTRODUÇÃO No início do século um executivo da Toyota chamado Taiichi Ohno (1912-1990), considerado o maior crítico do desperdício, identificou 7 formas diferentes de desperdício que são facilmente encontradas nos mais diversos tipos de negócios, em pequenas e grandes empresas, em casa e até mesmo num destes quiosques onde paramos para comprar um lanche no final da tarde. Para entendermos melhor estes desperdícios devemos antes entender quais Princípios Lean (as nossas referências) serão usados como base para a identificação e visualização correta de cada um destes 7 desperdícios, para fazer mais com menos: menos esforço, menos equipamentos, menos espaço, menos tempo, ficando próximo da perfeição, que é o desejo do cliente.
2 – OS 5 PRINCÍPIOS DO LEAN
Valor: ponto de partida para o Lean ou Pensamento Enxuto e deve ser definido pelo cliente final. Muitas empresas criam ciclos de debates tentando criar conceitos sobre o que seus produtos entregam de valor aos seus clientes, mas Valor é função do cliente e ponto final. Se optar por fazer esta mesma reunião então convide um cliente ou eleja um representante do seu cliente neste mesmo fórum. Valor é o ponto de partida do Pensamento Enxuto.
Cadeia (ou Fluxo) de Valor: Identificação do conjunto de atividades necessárias para desenhar, desenvolver, ordenar e prover um produto, serviço ou até a combinação dos dois. Existem três tipos de processos: os que geram valor para o cliente final, os que não geram, mas são necessários ou importantes como processos de manutenção, qualidade, regulamentos, normas e os que realmente não agregam qualquer valor. Estes são os nossos principais inimigos e devemos atacá-los já no início da nossa luta contra os desperdícios.
Fluxo Contínuo: conhecido o Valor e identificada a Cadeia de Valor devemos então