O valor de uma ação
1- Resumo-------------------------------------------------------------------------------------------02 2- Introdução---------------------------------------------------------------------------------------03 3- Referencial Teórico----------------------------------------------------------------------------04 4- Desenvolvimento------------------------------------------------------------------------------05 5- Conclusão---------------------------------------------------------------------------------------- 10 6- Bibliografia---------------------------------------------------------------------------------------11
O valor de uma ação: aspectos econômicos e contábeis
1-Resumo
O valor de uma ação é algo extremamente difícil de ser calculado no aspecto econômico por existirem inúmeras abordagens sobre o assunto. É preciso algum estudo entre as diversas possibilidades, já que essa informação é de suma importância para o investidor para estipular a margem de segurança do seu investimento, o que no fundo é o fator mais determinante para ele decidir se vale a pena ou não investir numa ação.
Segundo alguns autores - como Décio Bazin - o preços das ações não sobem ou descem, mas são puxados ou derrubados, o que nos leva a crer que esta não é uma ciência exata, mas sim especulativa.
No aspecto contábil a ação é um título representativo da fração unitária do capital social de uma sociedade anônima ou companhia, denominação deste tipo de empresa na legislação brasileira, conferindo a seu proprietário o direito de participação nessa sociedade [CASTRO1979].
Ações são títulos nominativos negociáveis que representam para quem as possui uma fração do capital social de uma empresa. Ação é um pedacinho de uma empresa.
Com um ou mais pedacinhos da empresa, você se torna sócio dela.
2-Introdução Os parágrafos a seguir tratam dos aspectos contábeis e econômicos no que diz respeito às Ações. Serão abordados alguns conceitos para que possamos