O valor da temperança
Conforme Gálatas 5.22 O Fruto do Espírito é único, porém, constituído por várias virtudes, tais como: Amor, alegria, paz, longanimidade, bondade, fidelidade, mansidão e TEMPERANÇA. Se levarmos em consideração a ordem, podemos entender que o Fruto do Espírito tem a sua base de sustentação no amor, todavia ele se projeta e ganha visibilidade através de suas colunas que são as demais virtudes que seguem após o amor, entre elas Temperança, isto é domínio próprio. No Grego do Novo Testamento utiliza-se a palavra EKGRATEIA, que traduzida por Temperança ou domínio próprio conforme a versão da Bíblia. EKGRATEIA fala-nos objetivamente acerca da vitória sobre o desejo, o verbo correspondente éekgrateoumai, ocorre duas vezes no NT. Significa exercer domínio próprio ou ter auto-domínio. Em I Co 7.9 Paulo falando do relacionamento entre sexos, adverte contra o casamento, mas então acrescenta: "Caso, porém, não se dominem, que se casem". Ou seja, se domínio próprio se revelar impossível, então o casamento é apropriado. Em I Co 9.25 ele determina o princípio universal de que todo homem que se esforça para vencer em tudo se domina, ou é temperado.
Os líderes pós-apostólicos, ou seja, os pais da igreja, atribuíram imensa importância a esse assunto, na sua maioria interpretavam Ekgrateia como a virtude relacionada ao auto-controle, auto-restrição, auto-disciplina, pureza e até mesmo castidade. Até mesmo na filosofia encontramos Platão definindo esse termo como: "O domínio dos prazeres e dos desejos" (Repub.430 E).
EXEMPLOS NO CONTEXTO LITERÁRIO
Há algum tempo atrás li uma frase, cujo o autor não tenho lembrança, porém, jamais a esqueci, dizia assim: "O MAIOR CONQUISTADOR É AQUELE QUE CONQUISTA A SI MESMO" , vejo um grande fundo de verdade nessa expressão, pois a nossa lutar maior ocorre nos porões da nossa mente, porque é na área dos pensamentos e sentimentos que sofremos os mais terríveis ataques do mundo e do diabo. Os nossos inimigos