Filosofia
No séc. V a.C: Sócrates dedicou particular atenção às questões éticas, para ele o ser humano era dotado de uma natureza racional, voltada para o bem; para ele a essência do bem e da virtude é: justiça, coragem, prudência, temperânca etc.Para ser justo precisa compreender a ideia de justiça.
Virtude( areté):o sentido corresponde à capacidade ou excelência.A investigação ética antiga geravam em torno das virtudes morais(aquelas que envolvem o controle do desejo pela razão).Razão:capaz de disciplinar os desejos,boa conduta humana.
Platão:discípulo de Sócrates;para ele a alma era dividida em:concupiscível (desejo do corpo e nutrição);irascível(responde pela habilidade de defesa e autoconservação humana);racional(superior as anteriores – temperança, prudência,justiça,coragem.
Aristóteles:também dividia em 3 partes:vegetativo(funções vitais);apetitiva (ligada aos desejos)intelectiva ou racional(superior porque é responsavel pelo controle de sua função em busca de equilibrio e da moderação).
Virtudes éticas:coragem ou fortaleza;temperança;liberalidade; magnanimidade;mansidão;franqueza e justiça.
Relativismo moral:avaliação moral com base em criterios variáveis como utilidade e conveniência.
Sofistas:não priorizavam a busca das essências;aceitavam a existência de variações no modo de se compreender o bem, a justiça e outras que Sócrates considerava imutáveis. Para eles entendiam as normas e as virtudes morais elogiadas socialmente como resultado de convenções estabelecidas pelo homem em sociedade. Usavam método antilogia(resposta,réplica,contradição objeção). Usavam também o método de argumentação:dizer,contradizer (defender igualmente raciocínios sobre o mesmo objeto). Dedicaram-se à formação de oradores; noções retóricas(conjunto de técnicas voltadas à produção de