O valor da marca e as mídias sociais: adaptações para uma nova mídia de massa
Frederico Guilherme Neumann (FANESE)
Resumo:
A forma com que o empresário e a instituições lidam com a marca tem sofrido uma transformação intensa, com a transformação da Internet e das mídias sociais no que convencionava-se chamar “mídia de massa” O autor apresenta neste artigo uma análise sobre as novas variáveis apresentadas ao cálculo correto do valor de uma marca, e como as mídias sociais têm impactado este processo.
Abstract:
The way businessmen and institutions have dealed with brands has been going through a major change, as Internet and social media have turned into mass media. The author presentes in this article an analysis over the new variables presented to the correct brand value calculation, and how social media has impacted this process.
Palavras-chave: mídias sociais, valor da marca, mídia de massa,Internet
Introdução:
Até a popularização do uso das mídias sociais pelas empresas e instituições, a percepção de valor da marca era pautada principalmente pelo trabalho de comunicação desenvolvido pela marca nas mídias de massa “offline disponíveis, e pelas ações e acontecimentos envolvendo estas empresas e instituições durante a história. Com a popularização da Internet e o crescimento da importância das mídias sociais, os elementos-chave das empresas começaram a mudar como comparam Moran e Gossieux (2010) e Cipriani (2011), quando dizem que nas empresas atuais, o elemento-chave é o “centrado na empresa”. E quando estas empresas tornam-se “hipersociais”, o elemento-chave passa a ser o “centrado no ser humano”, e estas empresas tornam-se mais modernas, sociais e humanas.
Para poder calcular o valor de uma marca de forma adequada atualmente, é necessário entender que estamos vendo o ínicio da era do diálogo nas empresas de forma global. Esta forma de ver o mundo empresarial foi apresentada pela primeira vez no livro “Cluetrain Manifesto”, de Locke,