Industrial Cultural
A industrial cultural procura transformar a mercadoria em algo magico para cabeça dos consumidores, implantando novas maneiras de consumo, e muitas vezes prometendo mais qualidade ao produto anunciado. No trabalho iremos fazer uma crítica ao processo de “venda” desta mercadoria, anúncio e os padrões estéticos que a mídia pode implantar nos meios de comunicação. A pesquisa evidenciará o ponto de vista dos jornalistas, publicitários e da industrial cultural, onde será possível identificar o inicio dessa influência e como ela está hoje.
Produção cultural de massa
Cultura de Massa é aquela que é veiculada pelos meios de comunicação em massa, onde um grande público, geralmente urbano, recebe uma mesma mensagem ao mesmo tempo, como por exemplo, o rádio, jornal e televisão.
Esses meios de comunicações são vias de mão única, onde o indivíduo tem Pseudo-Pensamentos e não acredita que faz parte do sistema.
A Produção Cultural de Massa tem como objetivo mercantilizar a cultura, o que torna o estudo do Comportamento Coletivo muito importante para os dias atuais, ele é dividido em três grupos: Multidões, onde as pessoas agem de forma parecida, involuntariamente, muitas vezes institivamente, tirando vantagem de estar incógnito; o Publico que é um numero reduzidos de pessoas, racionais e individualizados; a Massa, em que o individuo, geralmente urbano, é colocado em um estado isolado e solitário com seu pseudo-pensamento, e que não acredita ser parte do sistema, sendo um alvo fácil da Cultura de Massa.
A Cultura de Massa é uma imposição feita pelos Meios de Comunicação Massa, que divulgam tendências e produtos há um grande publico, as vezes de regiões diferentes, que recebem a mensagem ao mesmo tempo. O primeiro grande meio de comunicação para as massa foi o Radio, criado no Sec. XIX, ele foi obra de vários colaboradores, alcançando seu auge entre os anos de 1920 a 1950, mas sendo superado pela Televisão, hoje o mais abrangente