O valor da educação
O valor da educação
Vacaria, dezembro 2013.
RESUMO
O presente artigo tem o final de demonstrar a atual situação a qual o sistema de educação público estadual encontra-se, para isso, analisando os componentes do custo/aluno, tomandose por base os dados publicados referentes ao ano de 2012. Neste estudo de caso colocam-se em observância os dados obtidos através do portal da transparência e do ministério da educação do Estado do Rio Grande do Sul. Assim vale ressalvar a importância da utilização de um controle de custos da gestão governamental para melhor atendimento das demandas públicas, haja vista que grande parte da população desconhece o custo da manutenção de cada aluno na rede pública de ensino estadual.
Palavras-chave: custos, educação, governo, aluno, orçamento.
1
1. INTRODUÇÃO
Estamos diante de uma era em que o acesso à informação orçamentário estatal pode ser obtido de forma simplifica e rápida através dos portais do governo que possuem todas as informações de despesas e receitas do ente público, entretanto é inegável que a população em geral não dá a devida atenção a esses dados que deveriam servir de ferramenta de controle da população em face de seus governantes, caracterizando assim uma verdadeira democracia.
Logo, tomando como base de estudo a educação pública, visamos elucidar o custo que cada estudante aplicado ao sistema de ensino, desde a creche até Educação de Jovens e
Adultos, ao ente federado incluindo todos os investimentos do período tomando-se por base os métodos de custeio contábeis.
2. CONTABILIDADE DE CUSTOS
A Contabilidade de Custos diz respeito ao ramo da Contabilidade que trata da gestão econômica de custos.
Leone (2000, p. 19-20) define Contabilidade de Custos:
A Contabilidade de Custos é o ramo da Contabilidade que se destina a produzir informações para os diversos níveis gerenciais de uma entidade, como o auxílio às funções de determinação de desempenho, de