Valores e objetivos da educação
“ Torna-se necessário saber o que se visa com essa ação, ou seja, quais são seus objetivos. E determinar objetivos implica definir prioridades, decidir sobre o que é válido e o que não é válido.”
“ A palavra HOMEM significa exatamente aquele que avalia.”
“Este caráter de dependência do homem se verifica inicialmente em relação à natureza ( entendemos por natureza tudo aquilo que existe independentemente da ação do homem)”.
“ O homem tem necessidades que precisam ser satisfeitas e este fato levo à valorização e aos valores”
“ Do ponto de vista da educação o que significa, então, promover o homem? Significa tornar o homem cada vez mais capaz de conhecer os elementos de sua situação para intervir nela transformando-a no sentido de uma ampliação da liberdade, da comunicação e colaboração entre os homens. Trata-se, pois de uma tarefa que deve ser realizada. Isso nos permite perceber a unção da valorização e dos valores na vida humana. Os valores indicam as expectativas, as aspirações que caracterizam o homem em seu esforço de transceder-se a si mesmo e à sua situação histórica; como tal marcam aquilo que deve ser, em contraposição àquilo que é. A valorização é o próprio esforço do homem em transformar o que é naquilo que deve ser. Essa distância entre o que é e o que deve ser constitui o próprio espaço vital da existência humana, com efeito, a coincidência total ente o ser e o dever ser, bem como a impossibilidade total dessa coincidência seriam igualmente relacionados; sem os valores, a valorização seria destituída de sentido; mas em contrapartida, sem valoração os valores não existiriam.”
“ O caráter concreto da experiência axiológica nos permite substituir o conceito de hierarquia, tradicionalmente ligado a uma concepção rígida e estática ( pois, “ a sociedade sempre teve interesse em reificar certas hierarquias que correspondem mais aos interesses dos seus grupos privilegiados”) pelo conceito de prioridade,