o utilitarismo em jeremy bentham
CURSO DE DIREITO
Flávia Nascimento Giongo
Juliana Armachuk
Maiara Minuzzo
Mariane Leopoldino Cordeiro
O UTILITARISMO DE JEREMY BENTHAM
FranciscoBeltrão/PR
2012
Introdução
O principal precursor da Teoria do Utilitarismo foi Jeremy Benthan (1748-1832), sua teoria sobre o utilitarismo tem por finalidade a busca do prazer e a fuga da dor,através da busca da felicidade para o maior número de pessoas. Benthan acreditava que o homem vivendo em sociedade e obedecendo às regras seriam mais felizes, pois teriam seus direitos protegidos pelorepresentante da comunidade.
Nesta perspectiva, a utilidade, entendida como capacidade de proporcionar prazer e evitar a dor deve constituir um princípio de moral a ser seguido pela sociedade.
Outilitarismo de Benthan influenciou e continua influenciando nos dias atuais tanto no pensamento ético-filosófico, quanto no pensamento econômico e jurídico, pois seus argumentos são utilizadosfrequentemente nos processos decisórios, seja na área particular, militar ou política.
O presente trabalho tem por escopo demonstrar a influência do termo utilitarismo como forma de gerir a felicidade dasociedade, conceituando sua aplicabilidade nas relações entre o estado e a comunidade, pois para Bentham o cidadão deveria obedecer ao Estado na medida em que a felicidade geral viria como suacontribuição (obediência).
Bentham: revolucionário e conservador
O jurista Jeremy Bentham preferiu o estudo da teoria do Direito em lugar de exercer a profissão de advogado. Além disto, era economista efilósofo que chefiou um grupo de pensadores ingleses, entre os séculos XVIII e XIX, que ficou conhecido como grupo de radicais filosóficos ou “utilitaristas”. Seus componentes pregavam por reformaspolíticas e sociais, entre elas uma nova constituição para o país, que foi alcançado no ano da morte de Bentham.
Os membros desta corrente trabalhavam em vista do mesmo fim, e assim seus componentes...